Quando você cozinha alguns alimentos, a água sempre vai embora pelo ralo abaixo, mas você já imaginou o desperdício disso? A agua, que está rica em nutrientes dos alimentos cozidos, pode ser reutilizada de diversas maneiras diferentes. Essa é a nossa dica de hoje.

Como aproveitar a água dos alimentos cozidos

É importante saber que existem várias vitaminas e minerais que são solúveis em água. Portanto, é preciso tomar cuidado para minimizar a perda desses nutrientes durante o processo de cozimento. Cozinhar toda a comida com uma grande quantidade de água pode acabar com riqueza de nutriente de certos alimentos.

Reutilize a água

Reutilizar a água para cozinhar outros alimentos, como arroz e feijão, por exemplo, fará com que você aproveite ao máximo todos os nutrientes.

Se você não estiver preparando outro alimento, uma boa dica é usar a água para regar plantas, exatamente por causa do enriquecimento de vitaminas e sais minerais. O mesmo pode ser feito no caso da fervura de alguns ovos – a água utilizada fica enriquecida com cálcio. Só tome o cuidado de não jogar a água fervente direto nas plantas.

Evitar perda de nutrientes

Para não deixar que os nutrientes dos seus alimentos se percam, as dicas são: cozinhe-os com a casca, já que ela os preserva; para fritar carnes, faça-o em fogo bem alto, pois o calor intenso bloqueia a perda de nutrientes; na hora que for aquecer os vegetais e legumes, que contém as vitaminas C e do complexo B, não permita que o processo se estenda por um período muito longo – a exposição excessiva a altas temperaturas ocasiona perda de vitaminas e minerais, que são termossensíveis.

Dicas

A perda de nutrientes por cozimento pode ser reduzida seguindo algumas recomendações:

  • Descasque e corte os alimentos pouco antes de prepará-los para o consumo
  • Deixe de molho por pouco tempo
  • Espere a água ferver para colocar os alimentos
  • Coloque uma pequena quantidade de vinagre ou suco de limão na água onde estiver cozinhando
  • Cozinhar os legumes ‘al dente’ e esfriá-las o quanto antes
  • Aproveitar a água que cozinhou as verduras para fazer outros alimentos

 

Reutilizar água do cozimento tem suas exceções

A ideia de reaproveitar a água do cozimento é realmente empolgante, porém, não são todas as águas que podem ser reutilizadas. A água que você utilizou para cozinhar salsicha, por exemplo, deve ser descartada.

E há casos de águas de cozimento que não devem ser reutilizadas, como no caso da beterraba, espinafre ou soja. E o motivo? Esses alimentos possuem um alto nível de oxalato, um antinutriente capaz de dificultar a absorção de minerais pelo organismo e, consequentemente, podendo resultar em problemas como cálculo renal.

No preparo de uma sopa, a água do cozimento pode ser reaproveitada, deixando seus pratos mais saborosos e nutritivos.

Com essas medidas simples evitamos o desperdício e deixamos nossas comidas mais saborosas e nutritivas.

Fique ligado no Blog do Broto Rural e saiba mais sobre as nossas dicas.